CAIXAS D'ÁGUA

Qual é a diferença entre as caixas d'agua Acqualimp (Água Limpa, Água Protegida, Fácil Instalação e Dupla Proteção)?

As caixas Água Limpa e Água Protegida são as melhores caixas d´água do mercado, e em termos de reservatórios possuem as mesmas características e benefícios. Ambos os produtos possuem três camadas de proteção, incluindo o exclusivo Revestimento Antibacteriano Expel®, conexões instaladas de fábrica (2 conexões de 1 ½” e uma para ladrão) e tampa click® com vedação segura e total, que abre e fecha facilmente com ¼ de volta. O principal diferencial entre elas é que o produto Água Limpa melhora a qualidade da água, pois acompanha um kit com Válvula-Bóia de vazão total e Filtro de Sedimentos, que deixa a água ainda mais limpa, evitando a entrada de areia, terra, barro e demais sedimentos comuns na água, aumentando a vida útil de chuveiros, misturadores, torneiras e registros, além de preservar máquinas de lavar, bebedouros e outros eletrodomésticos. A caixa Fácil Instalação é uma opção mais econômica sem abrir mão da qualidade, proteção e rapidez na instalação. Seu corpo é fabricado com uma camada de proteção equipada com uma conexão de 1 ½” instalada de fábrica, e também conta com a tampa click® com vedação segura e total que abre e fecha com ¼ de volta. A caixa Dupla Proteção é uma excelente opção com tampa grande, possui corpo fabricado em dupla camada incluindo o revestimento antibacteriano EXPEL®. Sua tampa é segura e garante resistência superior devido ao seu design inovador e funcional, que suporta uma carga superior evitando amassamentos, deformações e eliminando o risco de formação de foco de dengue.

Qual a função do revestimento antibacteriano Expel®?

O exclusivo revestimento antibacteriano Expel® é uma fórmula desenvolvida pelo Centro de Inovação e Desenvolvimento de produtos Rotoplas que contêm em sua estrutura componentes que evitam a proliferação de microorganismos na parede interna da caixa. Isso garante a conservação de uma água limpa e sem reprodução de bactérias.

Qual a função da tampa click Acqualimp?

A tampa Click Acqualimp serve para dar máxima segurança à água armazenada na caixa d´água. Seu desenho foi desenvolvido pelo Centro de Inovação e Desenvolvimento Rotoplas e garante segurança no fechamento, evitando a entrada de sedimentos, insetos, e reduzindo o risco de proliferação do mosquito da dengue. Usa a tecnologia e a inovação para garantir mais saúde à sua família.

É possível enterrar as caixas d'água Acqualimp?

Não recomendamos enterrar nossas caixas d´água. As caixas d’água Acqualimp são desenvolvidas em polietileno que permite a exposição ao ar livre e são preparadas para resistir ao calor do sol e adversidades do clima. Para enterrar, recomendamos nossa linha de cisternas que tem sua estrutura preparada para esse fim.

Mais informações relacionadas a instalação do produto, consulte o manual disponível na área de Downloads deste site.

Como devo fazer a limpeza e manutenção das caixas d'água Acqualimp e qual a periodicidade indicada?

De maneira geral, nossas caixas d´água não necessitam nenhum tipo de manutenção quando são corretamente instaladas (verifique nosso manual antes de iniciar a instalação). Recomendamos que verifique a orientação junto à companhia de saneamento básico de sua cidade com relação à limpeza periódica. Reforçamos que as caixas d’água Acqualimp possuem superfície interna lisa que facilita a limpeza. Os produtos do nosso portfólio que contam com o exclusivo Revestimento Antibacteriano Expel® também facilitam, além de reduzirem a necessidade de limpeza, uma vez que a tecnologia conserva a água mais limpa. Quando necessário, para a limpeza dos produtos Acqualimp, recomendamos a utilização de um pano umedecido.

Mais informações relacionadas a instalação do produto, consulte o manual disponível na área de Downloads deste site.

Qual a importância das três camadas nas caixas d'água Água Limpa e Água Protegida?

A tecnologia de múltiplas camadas garante máxima qualidade da água armazenada e maior resistência à exposição ao sol. Cada camada possui uma função importante na estrutura da caixa d’água. A camada externa, que tem sua cor de acordo com o modelo da caixa, possui tratamento UV que impede a entrada de raios ultravioleta e absorção de calor, impedindo a deformação das caixas. A camada negra impede a entrada de raios solares, evitando a formação de lodo ou fotossíntese de algas. A camada interna branca com Revestimento Antibacteriano Expel® impede a proliferação de bactérias no interior da caixa e ainda possibilita a visualização de sujeiras acumuladas no interior, identificando de forma prática a necessidade da limpeza.

Qual é o modelo ideal de caixa'dágua e que mais se adapta a minha necessidade?

Se você procura um produto que, além de armazenar, pode melhorar ainda mais a qualidade da sua água adicionando mais saúde, o modelo Água Limpa é a melhor opção.
Se você preza por qualidade e segurança no armazenamento, recomendamos a caixa Água Protegida.
Se você quer aliar segurança e economia, escolha a Fácil Instalação.
Mas se você busca qualidade numa caixa com tampa grande, com exclusiva diferenciação e mais saúde, a caixa Dupla Proteção é a melhor escolha.

Mais informações relacionadas a instalação do produto, consulte o manual disponível na área de Downloads deste site.

Consigo adquirir as tampas das caixas d'água individualmente?

Sim, as tampas podem ser adquiridas em qualquer uma de nossas revendas e são comercializadas individualmente, normalmente sob encomenda.

CISTERNA

O que é uma cisterna Acqualimp?

Cisternas são reservatórios que permitem armazenar água abaixo do nível do solo (enterrados). São indicadas para ambientes com limitação de espaço e funcionam como uma excelente alternativa para captação de águas pluviais utilizadas para reaproveitamento ou armazenamento de água fornecida pela rede pública para o consumo, limpeza, irrigação de jardins, etc. Nossas cisternas são fabricadas com polietileno de alta densidade e com um exclusivo Revestimento Antibacteriano Expel® que ajuda a conservar melhor a água e dar mais saúde ao usuário.

Qual é a diferença entre as cisternas “Equipada para rede pública” e “água de chuva” da Acqualimp?

A cisterna Equipada para Rede Pública Acqualimp é indicada para armazenamento de água tratada ou de poço artesiano. É a melhor alternativa para minimizar os efeitos de racionamento em locais com abastecimento irregular da rede pública, além de facilitar o recebimento de água quando as redes públicas operam com pressão insuficiente para atingir os reservatórios elevados.
A cisterna Água de Chuva Acqualimp é fornecida com todos os acessórios necessários para o reaproveitamento da água da chuva e por mantê-la com a melhor qualidade possível. Acompanha dois filtros, um deles tem a função de separar folhas, pequenos insetos e animais, provenientes do telhado. O outro é o Filtro de Água (sedimentos), que tem a função de reter partículas em suspensão de até 50 micras. A água armazenada pode ser utilizada para lavagem de carros, piso, irrigação de jardins e descarga de vasos sanitários.

Por que uma cisterna água de chuva pode ser tão importante?

A solução que a cisterna Água de Chuva da Acqualimp oferece é a melhor alternativa para o consumo de água sustentável e, consequentemente gerando economia em residências, escritórios, edifícios comerciais, industriais e outros. Por meio dela é possível captar água para fins secundários, contribuindo para a redução do consumo de água tratada. Em tempos de estiagem, principalmente em algumas regiões do Brasil, a cisterna pode ser a solução mais eficaz para a reserva em grande quantidade e contribuir para a prevenção de uma possível falta de água no país. A cultura de captação de água de chuva contribui também para reduzir a ocorrência de enchentes, já que retira uma importante carga de água das galerias de água pluvial quando ocorrem chuvas muito concentradas em um curto espaço de tempo.

Por que a cisterna Acqualimp pode ser enterrada?

Além da economia de espaço, ela é produzida com polietileno de alta densidade e fabricada em um design que permite suportar a pressão lateral do solo quando instalada conforme o manual de instalação.

Mais informações relacionadas a instalação do produto, consulte o manual disponível na área de Downloads deste site.

Por que a cisterna Acqualimp deve ser enterrada?

As cisternas possuem uma camada translúcida, que em contato com a luz solar gera proliferação de algas que interfere na qualidade da água armazenada no reservatório.

Mais informações relacionadas a instalação do produto, consulte o manual disponível na área de Downloads deste site.

Qual a capacidade ideal para a minha necessidade?

A capacidade ideal está relacionada a área do telhado que, em conjunto com a ocorrência de precipitação pluviométrica (quantidade de chuvas) em determinada localidade, significará a oportunidade de captação. Por exemplo: 100 metros quadrados de telhado em uma região com precipitação pluviométrica de 100 mm significa uma capacidade de captação de 10 mil litros por mês. Caso o reservatório seja menor que a oportunidade de captação não significa que a água de chuva não possa ser aproveitada. Nesse caso, o produto vem equipado com um sifão ladrão caso seja necessário extravasar água por conta de uma maior quantidade de chuva. Outra solução para armazenar maior quantidade de água é instalar vários reservatórios em linha (vasos comunicantes).

Mais informações relacionadas a instalação do produto, consulte o manual disponível na área de Downloads deste site.

Posso enterrar em qual lugar?

As cisternas podem ser instaladas em qualquer tipo de solo, desde que não haja a presença de lençol freático em profundidade conflitante com a cisterna. Recomendamos que seja feito um teste para identificação do solo para determinação do processo de instalação. As orientações para esse teste podem ser encontradas em nosso manual. É fundamental que seja feito um estudo prévio para identificar a possível presença de lençol freático.

Mais informações relacionadas a instalação do produto, consulte o manual disponível na área de Downloads deste site.

Qual a diferença entre as cisternas e as caixas d'água?

Ambas possuem a função de armazenar água. A caixa d’água pode ser instalada sobre o solo em superfície plana, enquanto a cisterna pode ser enterrada.

Qual é o profissional recomendado para fazer a manutenção?

Todos os nossos produtos acompanham um manual de instalação bem detalhado. Porém, recomendamos sempre que busque o apoio de um profissional técnico habilitado como um arquiteto, engenheiro, pedreiro ou encanador.

Mais informações relacionadas a instalação do produto, consulte o manual disponível na área de Downloads deste site.

Quais acessórios estão no kit "Cisterna de água de chuva" e no kit “cisterna equipada para a rede pública”?

Cisterna de água de chuva: (1) filtro de sedimento, (1) registro de esfera, (1) filtro de água de chuva de malha em aço inox, (1) conjunto de sucção com flutuador, (1) sifão ladrão, (1) freio d´água, (2) gaxetas de 100 mm.

Cisterna equipada para rede pública: (1) filtro de sedimento, (1) registro de esfera, (2) eletroníveis, (1) bomba ½ HP, (1) válvula de pé com crivo, (1) Válvula Bóia ¾”.

Como funciona o filtro de água de chuva?

O filtro tem uma estrutura interna em aço inox que separa as folhas e galhos da água e permite que somente a água filtrada passe para o reservatório. A água que contém as folhas e sedimentos é direcionada ao descarte pelo sistema de drenagem.

Mais informações relacionadas a instalação do produto, consulte o manual disponível na área de Downloads deste site.

Por que é necessário instalar o freio d’água?

O freio d’água serve para evitar atrito com o fundo / base da cisterna.

Mais informações relacionadas a instalação do produto, consulte o manual disponível na área de Downloads deste site.

Por que é importante a instalação da válvula de pé com crivo?

A válvula serve para evitar o retorno da água e causar pressão na bomba.

Mais informações relacionadas a instalação do produto, consulte o manual disponível na área de Downloads deste site.

Qual a indicação de medida para a instalação das flanges nas cisternas?

Pode-se instalar flanges de até 4” (polegadas).

Mais informações relacionadas a instalação do produto, consulte o manual disponível na área de Downloads deste site.

Qual a medida máxima do telhado para captação da água de chuva através das calhas?

A medida máxima é de 180 á 200 m².

PS: Caso o telhado ultrapasse essa medida é indicada a instalação de um “By Pass”, ligando a tubulação de água de chuva antes do filtro diretamente à galeria pluvial, pois, caso haja um excesso de água de chuva no sistema, esse excesso corre direto para a galeria pluvial evitando um possível colapso.

Mais informações relacionadas a instalação do produto, consulte o manual disponível na área de Downloads deste site.

TANQUE

O que é um tanque Acqualimp?

É um reservatório para armazenar água em maior quantidade. O Tanque Acqualimp é produzido em polietileno de alta densidade, possui bases planas para instalação de tubulação de entrada e saída e ainda áreas planas verticais para instalação de flanges intermediárias, permitindo a instalação de saídas mantendo a reserva de incêndio. A tampa click é descentralizada facilitando o acesso e evitando que seja necessário subir na cúpula do tanque, além de contar com alças de içamento, caso seja necessário para o momento da instalação.

O tanque Acqualimp pode ser enterrado?

O Tanque Acqualimp foi projetado para instalação sobre o piso e não recomendamos sua instalação abaixo da terra, com a perda da garantia do fabricante.

Mais informações relacionadas a instalação do produto, consulte o manual disponível na área de Downloads deste site.

Qual é a importância da base plana para formação de reserva de incêndio no tanque Acqualimp?

As bases planas possibilitam a instalação das flanges de saída em diversas alturas, de forma a atender a demanda necessária para reserva de água para combate a incêndios.

Mais informações relacionadas a instalação do produto, consulte o manual disponível na área de Downloads deste site.

Posso armazenar outras substâncias no tanque Acqualimp?

Os reservatórios de água Acqualimp atendem a todas as normas para o segmento para armazenar água. A utilização de outras substâncias com densidades diferentes devem obedecer uma tabela de resistência.

Qual a indicação de medida para a instalação dos flanges nos Tanques?

Pode-se instalar flanges de até 4” (polegadas).

Mais informações relacionadas a instalação do produto, consulte o manual disponível na área de Downloads deste site.

BIODIGESTOR

O que é o biodigestor Acqualimp?

É uma miniestação de tratamento de efluentes residenciais desenvolvido pelo Centro de Inovação e Desenvolvimento Rotoplas e que oferece uma solução prática para tratar o esgoto em regiões que não contam com o serviço de saneamento básico sem custos posteriores com manutenções. O produto trata os resíduos sem riscos de contaminação ambiental, sem mau cheiro e o mais importante; sem jamais precisar utilizar um caminhão limpa fossa, uma vez que seu processo permite que ele seja auto limpável.

Porque o biodigestor pode ser mais eficiente que a fossa convencional?

O biodigestor Acqualimp é 100% impermeável, eliminando qualquer risco de vazamento, fissura ou contaminação, diferente das fossas convencionais que oferecem inúmeros riscos ao ambiente. Além disso, o biodigestor dispensa a utilização do caminhão limpa-fossa, tornando-se uma opção mais prática e econômica. Além disso, seu formato cônico circular ajuda na concentração do lodo no centro e facilita a limpeza a cada determinado período declarado em seu manual (aproximadamente 12 a 18 meses).

Qual é a diferença entre o biodigestor e a fossa séptica + filtro anaeróbio da Acqualimp?

A fossa séptica Acqualimp, se utilizada com o filtro anaeróbio, proporciona os mesmos benefícios do biodigestor, com a diferença de que a remoção do lodo é feita por caminhão limpa-fossa. Além disso, o biodigestor Acqualimp é mais compacto e possui o filtro anaeróbio interno que contribui para maior eficiência, resultando em uma eficiência no tratamento acima de 80%.

Qual é o tipo de esgoto recomendado para o biodigestor?

Recomendamos apenas o esgoto de classe doméstica, ou seja, do vaso sanitário, chuveiro, torneiras, área de serviço etc.

O biodigestor pode ser conectado a água saponáceas, por exemplo, de máquina de lavar?

O biodigestor Acqualimp está preparado para receber cargas de água com sabão ou detergente, como as de área de serviço, cozinhas etc. No caso do biodigestor receber apenas água do vaso sanitário, sua capacidade será potencializada.

Como fazer a manutenção do biodigestor Acqualimp?

Recomendamos que, no período de 12 a 18 meses, o registro de extração do lodo seja aberto a fim de retirar o lodo concentrado no fundo do biodigestor. O próprio peso da água se encarga de pressionar o lodo que está no fundo do biodigestor fazendo com que seja expelido ao leito de secagem. Após a limpeza, feche novamente o registro, tampe o leito de secagem e deixe que o lodo estabilizado seja absorvido pelo solo do fundo do leito. Para acelerar o processo de estabilização do lodo, recomendamos utilizar uma fina camada de cal por cima do lodo recém-retirado.

Por que o biodigestor deve ser enterrado?

O biodigestor pode estar enterrado ou semi-enterrado. O importante é que esteja em um nível abaixo da saída de esgoto para que o fluxo ocorra por meio da ação da gravidade.

Mais informações relacionadas a instalação do produto, consulte o manual disponível na área de Downloads deste site.

Como fazer o sumidouro ou vala de infiltração?

Recomendamos a contratação de um técnico ou engenheiro para especificar o tamanho necessário e como fazer a instalação do sumidouro ou vala de infiltração para dar vazão às águas.

Mais informações relacionadas a instalação do produto, consulte o manual disponível na área de Downloads deste site.

FOSSA SÉPTICA

O que é a fossa séptica Acqualimp?

As fossas sépticas são unidades de tratamento primário de esgoto doméstico. As fossas sépticas Acqualimp são produzidas em polietileno de alta densidade, 100% impermeável o que elimina qualquer risco de contaminação do solo por conta da estanqueidade do produto.

Qual é a diferença entre a fossa séptica + filtro anaeróbio e o biodigestor Acqualimp?

A fossa séptica Acqualimp, se utilizada com o filtro anaeróbio, proporciona os mesmos benefícios do biodigestor, com a diferença de que a remoção do lodo é feita por caminhão limpa-fossa. O sistema de fossa séptica + filtro anaeróbio é normalmente adotado para atender grandes demandas de tratamento de esgoto doméstico, como em casos de fábricas, escritórios e outros.

Qual é a diferença entre a fossa séptica Acqualimp e a fossa convencional?

As fossas negras estão em desuso e proibidas por lei por armazenarem esgoto bruto sem tratamento, gerando a contaminação de lençóis freáticos e do solo. As fossas de alvenaria, se não forem corretamente impermeabilizadas, resultam em infiltração de esgoto no solo, ocorrendo a mesma contaminação citada nas fossas negras. A fossa séptica da Acqualimp é fabricada em polietileno de alta densidade e em peça única, com estanqueidade de 100% e com o máximo de resistência e durabilidade. Pode ser instalada em diversos tipos de solo e são totalmente impermeáveis.

Quando eu devo utilizar o filtro anaeróbio como complemento do fossa séptica?

O filtro anaeróbio é um tratamento secundário recomendado pela NBR 7229 e 13969 da ABNT. O seu uso é recomendado quando é necessário atingir maior grau de eficiência no tratamento do esgoto doméstico.

Como eu defino a capacidade ideal para a minha necessidade?

Recomendamos o auxílio de um profissional que fará a medição para o dimensionamento ideal seguindo a NBR 7229 e 13969 da ABNT.

Mais informações relacionadas a instalação do produto, consulte o manual disponível na área de Downloads deste site.

Como fazer o sumidouro ou vala de infiltração?

Recomendamos a contratação de um técnico ou engenheiro para especificar o tamanho necessário e como fazer a instalação do sumidouro ou vala de infiltração para dar vazão as águas.

Mais informações relacionadas a instalação do produto, consulte o manual disponível na área de Downloads deste site.

FILTRO ANAERÓBIO

O que é o filtro anaeróbio Acqualimp?

O filtro anaeróbio é um sistema de tratamento secundário do efluente líquido vindo da fossa séptica. Ele é fabricado em polietileno de alta densidade em peça única, com estanqueidade de 100% e com o máximo de resistência e durabilidade. Pode ser instalado em diversos tipos de solo e é totalmente impermeável. O filtro anaeróbio deve ser preenchido até aproximadamente a metade do seu corpo com brita número 4 ou outro material filtrante recomendado como anéis de PVC, tubos corrugados, entre outros disponíveis no mercado.

É recomendado utilizar o filtro anaeróbio Acqualimp sem a fossa séptica?

Não. O filtro anaeróbio é um tratamento secundário e necessita do tratamento primário, sendo mais comum a utilização da fossa séptica.

Como fazer o sumidouro ou vala de infiltração?

Recomendamos a contratação de um técnico ou engenheiro para especificar o tamanho necessário e como fazer a instalação do sumidouro ou vala de infiltração para dar vazão as águas.

Mais informações relacionadas a instalação do produto, consulte o manual disponível na área de Downloads deste site.